Minerva

Menu Principal

Disciplinas

Links

Search

Google



Web This Site 

Projetos de Extensão


Museu da Computação da UFRJ
Este projeto visa à criação de dois sub-projetos: o Museu da Computação e o Museu Virtual da Computação da UFRJ. O Museu da Computação tem sede na UFRJ, em espaço cedido pelo INCE, junto ao Museu da Geodiversidade, no CCMN. Neste ambiente, os indivíduos vão poder interagir com as informações contidas nas exposições programadas. O projeto tem por iniciativa a criação de um espaço físico de apoio à educação formal, servindo como mecanismos de investigação, organização, disseminação e preservação de conhecimento sobre a história da computação, especialmente aquela referente à sua evolução no Brasil. Não há iniciativa similar em nossa cidade e estado, apesar do papel importante que o Rio de Janeiro teve na história da computação no Brasil, sediando diversas instituições acadêmicas e empresas precursoras no avanço da tecnologia da informação e da comunicação em nosso país. Este projeto visa criar um centro agregador e fomentador da preservação da história da computação em nível nacional, possibilitando intercâmbio e fomento com outras iniciativas similares no país. A experimentação dinâmica proposta pelo Museus Virtual de Computação implica em um estímulo para a compreensão dos princípios de diversas ciências. Os visitantes de museus virtuais obtêm respostas, exercitando o raciocínio lógico, sua capacidade de observação e crítica. Ou seja, uma nova maneira de interagir com as obras através das tecnologias (Silva, 2003), não sendo o usuário apenas um expectador, mas um descobridor (de novos conhecimentos), gerador e contextualizador de conhecimentos, além de responsável pelo próprio museu.
Este projeto está sendo desenvolvido pelo Depto de Ciência da Computação (DCC/UFRJ) em conjunto com o Instituto Tércio Paccitti de Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), o Museu Nacional da UFRJ (MN-UFRJ), o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e Epistemologia (HCTE-UFRJ), e com a colaboração da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA).

MuseuComp


GDP - Ensino de criação de jogos para comunidades
O Game Dev Project (GDP) é um grupo sem fins lucrativos instituído e mantido por alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo do grupo é oferecer suporte acadêmico aos graduandos interessados no processo de elaboração e produção de Jogos (analógicos e digitais) e também a difusão de conhecimento para toda a comunidade, interna e externa à UFRJ, sobre todas as etapas do processo de desenvolvimento de jogos. O grupo atua na universidade desde 2007 e já conta com jogos lançados e materiais didáticos disponíveis de forma aberta e com fácil acesso pelo site (www.gamedevproject.ml).
A proposta principal do projeto é a produção de vídeo-aulas e apostilas didáticas para desenvolvimento de jogos, onde o público-alvo são crianças e jovens moradores das comunidades. Em uma parceria com a Nave do Conhecimento (NdC), o GDP também dará aulas periódicas nas unidades da NdC do Rio de Janeiro, que ficam próximas às comunidades. Outro objetivo é a produção de jogos com a ferramenta Construct2, que permite fazê-lo sem conhecimento prévio de programação em menos de uma hora. As aulas ficarão disponíveis no Youtube, site de compartilhamento de vídeo mais acessado no mundo. Embora as unidades da NdC sejam o principal alvo do projeto, todos poderão acessar, aprender e avaliar online o material.

GDP-Games


 Última Atualização: 24 de Outubro de 2018

© 2011-2018 Valeria M. Bastos Valid CSS & XHTML. Template design by Arcsin.