Minerva


Linvox

  1. Apresentação

O projeto Linvox é o início de uma experiência para transportar o sistema de acessibilidade DOSVOX para o sistema operacional Linux.

Como havia a necessidade de resultados em curto espaço de tempo, optamos pela utilização do ambiente de emulação do Windows (Wine) para rodar o DOSVOX e seus utilitários e os resultados foram extremamente satisfatórios.

Você tem duas opções para realizar a instalação do DOSVOX no Linux. Se vocẽ já tem alguma versão de linux instalada, opte pela instalação manual. Se você não tem o Linux instalado opte por usar a imagem iso pré-configurada. O linvox é baseado na distribuição Kurumin e pode ser utilizado diretamente do CD, que é "bootável" sem necessidade de instalação do disco.

  1. Instalação com imagem ISO

Você pode baixar a imagem ISO do Kurumin com o ambiente Wine e o DOSVOX já pré-instalado e configurado. Note que esta é uma distribuição feita para rodar a partir do CD-ROM, que coloca o seu diretório local em um disco virtual que está em memória e, portanto, o desempenho será proporcional a velocidade do seu drive e a quantidade de memória disponível no seu micro.

Você pode também, a partir desta imagem, instalar o Kurumim com o Wine e DOSVOX direto para o seu HD. Tenha cuidado pois os dados no disco destino serão perdidos. Neste caso o desempenho vai melhorar, mesmo assim não deve ser comparável à utilização do DOSVOX no ambiente Windows, pois o ambiente Windows está sendo emulado no Linux.

A vantagem da instalação em HD é que você pode baixar outros aplicativos Windows, que não vem na distribuição do Linvox e instalar no seu HD, de acordo com as suas necessidades.

A seguir estão listados os arquivos da última versão do Linvox:

As versões antigas são as seguintes:

Veja no link abaixo um histórico das modificações.

Infelizmente não podemos enviar as atualizações em separado, porque o Kurumin está compactado no CD e você não consegue editar a imagem ISO.

Baixe a imagem ISO para o seu micro e queime um CD com esta imagem com o programa de sua preferência.  Este disco serve para dar boot na sua máquina com o Kurumin e o DOSVOX. Para que isto seja possível configure a BIOS do seu micro para dar boot a partir do CDROM. Depois é só colocar o CD na sua máquina e reiniciar o computador. O DOSVOX deve ser carregado automaticamente.

Em realidade basta levar o CDROM e um par de fones que qualquer micro poderá ser utilizado por uma pessoa com deficiência visual, independente do sistema operacional que esteja instalado.

  1. Instalação Manual
   

Você  deve primeiro baixar o Emulador Wine a partir do seu sítio de origem, no formato adequado para a sua disribuição de Linux, instalar e configurá-la de acordo com o seu computador. De qualquer modo, não deixe de criar um drive C: que possa ser acessível a partir do ambiente Wine. Uma outra opção, se você estiver utilizando a distribuição Kurumin, Debian ou Mandrake, é acionar a tecla CTL-ALT-F2 e dar o comandos:

  #apt-get update
  #apt-get install wine

    Logo depois, aperte as teclas CTL-ALT-F7 para retornar ao ambiente gráfico.

Isto feito,  você deve baixar dois pacotes: um com o DOSVOX propriamente dito e outro com as configurações adequadas do WINE e do DOSVOX:

Versão atual:

 Versôes antigas:

Certifique-se que você baixou para o diretório local da sua conta. Você  pode retornar para o lado negro da força com as teclas CTL-ALT-F2 e dar o comando:

    # cd $HOME
    # dpkg -i linvox-1.0.deb
    # tar -zxvf linvox_local-1.0.tar.gz
    # chwon -R knoppix.knoppix .wine (ou o nome da sua conta no lugar de knoppix)

Se o seu sistema não possui o comando dpkg, você pode usar ainda:

    # cd /
    # tar -zxvf linvox.tar.gz
    # chmod -R 755 /opt/winvox
    # cd $HOME

    # tar -zxvf linvox_local-1.0.tar.gz

    # chwon -R knoppix.knoppix .wine (ou o nome da sua conta no lugar de knoppix)

Estes comandos devem instalar o DOSVOX no diretório /opt da sua partição Linux e os arquivos com as configurações do WINE e do DOSVOX no seu diretório local.

Não esqueça de instalar o fonte "Courier New" com o comando "wine courier32.exe", para uma formatação adequada do DOSVOX para os videntes.

  1. Dicas

  1. Responsável


O responsável pelo projeto LINVOX é o professor do DCC-IM/UFRJ Gabriel P. Silva, que pode ser contactado no endereço gabriel arroba dcc ponto ufrj ponto br.



  1. Colaboradores


       José Antonio Borges <antonio2 arroba nce ponto ufrj ponto br>

       Ênio Pires de Abreu <enioabreu arroba nce ponto ufrj ponto br>

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - Paraná

Last  Updated: 20.Mar.2009