Hoje vocês irão terminar a calculadora RPN que começaram a fazer no laboratório 2, com o desenho da interface da calculadora.
Crie uma nova “Aplicação GUI”, depois de instalar a biblioteca de interface gráfica baixando os arquivos e seguindo as instruções em nossa página.
A janela da calculadora tem 200 pixels de largura, para caber fileiras de quatro botões de 50 pixels cada, e 300 pixels de largura, para caber o display e mais cinco fileiras de botões, cada uma com 50 pixels de altura.
O display tem espaço para sete dígitos, e deve ser preenchido com zeros à esquerda: se o valor de P0
é 52
, o display deve mostrar 0000052
. O primeiro caractere do display é o sinal de menos, para mostrar um número negativo, ou um espaço em branco.
Cada botão tem uma “borda” branca de 3 pixels de largura. Você pode desenhar um botão com essa borda desenhando um quadrado branco, depois um quadrado preto por cima, e finalmente o texto do botão.
A primeira fileira tem os botões M+
, M-
, MC
e C
, que correspondem às operações soma_m
, sub_m
, zera_m
e reset
.
A segunda fileira tem os botões 7
, 8
, 9
e /
. A teceira fileira tem 4
, 5
, 6
e *
. A quarta tem 1
, 2
, 3
e -
. A quinta e última fileira de botões tem +-
, 0
, ST
e +
. O botão +-
corresponde à operação menos
, e ST
à operação store
.
O usuário pode interagir com a calculadora pelo pelo mouse. Quando o usuário aperta o mouse dentro dos limites de um botão (cliques == 0
), o botão deve aperecer “revertido”, com corpo branco e texto preto. Quando o usuário solta o mouse (cliques > 0
), o botão volta à aparência normal, e a operação correspondente é efetuada.
Última Atualização: 2016-01-31 15:51