
Inscrição em Disciplinas (3)
Assuntos Abordados:
- Minha alocação parece errada
- Não lembro mais da minha senha. O que faço?
- Aviso de "Turma pendente"
- Aviso de "Falta requisito"
- Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas
- Como ter certeza que minha inscrição está garantida?
- Critério de alocação de vagas
- Minha inscrição "online" está desabilitada
- Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID?
Minha alocação parece errada
Parece que outros colegas com menor prioridade estão entrando na minha frente, isto pode ocorrer em duas situações:
- Você é aluno transferido, e sua versão curricular deveria ter sido alterada mas ainda está com a versão do curso de origem. Nesse caso o sistema de pré-inscrição não calcula corretamente seu período.
- Alunos transferidos, de outras instituições, recebem número de DRE do ano/período que ingressam. Se trazem muitos créditos, deveriam teoricamente estar em um periodo mais avançado. Mas o sistema utiliza o ano/período como base, e a consequência é o aluno ficar prejudicado.
- Alunos que trancaram matrícula têm esse tempo desconsiderado. Assim, um aluno 96/2 que trancou por 2 anos será visto pelo sistema como um aluno 98/2 e alocado de acordo.
Não lembro mais da minha senha. O que faço?
Acesse a página inicial da Intranet da UFRJ e procure pelo link "Esqueci minha Senha".
Aviso de "Turma pendente"
Significa que a TURMA ainda não está cadastrada. O SISTEMA ACEITA A INSCRIÇÃO, MAS NÃO CHECA O BATIMENTO DE HORÁRIO. Quando a turma é regularizada, se houver batimento de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.
Aviso de "Falta requisito"
Pode ser devido a notas que ainda não foram digitadas (caso 1), ou pode ser que você não tenha cursado algum requisito (caso 2). O sistema de pré-inscrição não impede que você se inscreva. Vai aparecer "Falta requisito" na turma mas você garante a vaga. Na pauta de aula aparecerá o aviso de que falta o requisito. Você precisa regularizar a situação logo e o prazo é curto. Informe-se.
Observação: Concomitância, isenção de pré-requisito e batimento de horário não serão aceitos sob qualquer hipótese, com exceção apenas para os seguintes casos, quando justificados:
- evitar jubilamento
- finalização do curso (formandos)
CASO 1: A nota ainda não entrou no seu histórico. Tão logo entre, tudo será normalizado.
CASO 2: Você não tem o requisito, mas está numa das situações de exceção e acha que tem condições de acompanhar a disciplina.
Para pedir isenção de pré-requisito ou concomitância de disciplina, você deve:
- Imprimir o formulário de concordância (pegue na seção formulários), expor seus motivos e pegar, com o professor da disciplina em questão, sua concordância por escrito
- Providenciar uma cópia do histórico escolar
- Abrir um processo, anexando os 2 primeiros documentos
- Protocolar o processo no Instituto de Matemática
- Verifique o prazo limite para abertura do processo. Olhe em Calendário Acadêmico.
Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas
O sistema de pré-inscrição, para aumentar a eficiência, só aloca os alunos em determinados horários. Espere algumas horas e volte a consultar o sistema.
Como ter certeza que minha inscrição está garantida?
O sistema permite que cada aluno altere, inclua, exclua solicitações até meia-noite do último dia do período aberto para pré-inscrição (Olhe a data em Calendário Acadêmico). Isso significa que inscrições com vaga aparentemente garantida AGORA podem não estar amanhã, caso outros alunos com maior prioridade entrem no sistema depois.
As Alterações de Inscrição também serão feitas pelo mesmo sistema de pré-inscrição, via internet. A diferença é que inscrições feitas nessa fase não tiram vaga de quem se inscreveu até essa data.
Somente após seu pedido ser avaliado, alterado ou confirmado pela Coordenação é que sua inscrição será definitivamente efetivada no sitema central. Somente após esta data é que você poderá obter um CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas).
Ao final de cada sessão de inscrição, se tudo correu bem, o sistema deve gerar o Plano de Estudos onde aparecem POR EXTENSO os nomes das disciplinas em que o aluno solicitou inscrição, bem como a situação em cada uma delas. O aluno deve verificar esse Plano, e de preferência imprimi-lo, anotando a data e a hora.
Critério de alocação de vagas
Cada turma tem um número máximo de vagas, que aparece na coluna "Vagas" no Quadro de Ofertas. No caso da procura pela disciplina ser superior ao número de vagas, o sistema aplica automaticamente um critério de prioridade para alocar os candidatos a inscrição. As prioridades que foram definidas para o Curso de Informática são:
- Aluno é do período recomendado
- Aluno é mais antigo
- Aluno tem maior CRA
- Aluno que inscreveu mais cedo
Para estas disciplinas o sistema não observa o período recomendado e, assim, o critério de alocação começa pelo de número 2.
Minha inscrição "online" está desabilitada
Procure a secretaria do curso.
Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID?
Acesse o SIGA, através da Intranet.
Inscrições irregulares
O sistema está programado para não permitir a violação dos regulamentos da Universidade em particular:
- Não permite o cadastramento de Planos de estudo com menos de 6 ou mais de 32 créditos.
- Não permite inscrições com colisão de horário.
- Permite, porém marcada como irregular, a inscrição com falta de Pré-requisito.
- Formandos e alunos que precisem cursar menos de 6 créditos não podem utilizar o sistema de Pré-inscrição "on-line". Devem se dirigir à secretaria do curso.
- O procedimento nestes casos (com exceção ao de menos de 6 créditos) é solicitar um tratamento de exceção mediante processo específico a ser aberto no protocolo do Instituto de Matemática, observando o seguinte:
- Abrir o processo no Período de alteração de inscrições.
- Anexar ao Processo:
- Exposição de motivos
- Histórico Escolar
- Concordância do(s) professor(es) envolvido(s).
- Pedidos fora do prazo não serão aceitos.
- evitar jubilamento
- finalização do curso (formandos)
Disciplinas Obrigatórias
O aluno que deixar de cursar uma disciplina no período recomendado vai, automaticamente, para o final da fila na inscrição dos semestres seguintes, ficando assim, com grandes chances de não conseguir vaga naquelas mais procuradas.
Critérios de Prioridade:
O processo de inscrição obedece aos seguintes critérios para alocação das vagas em cada disciplina:
- CURSO (O aluno tem prioridade sobre todos os demais no tocante às disciplinas do seu curso)
- PERÍODO (O aluno que faz a disciplina no período correto tem prioridade sobre os demais)
- ANTIGUIDADE (Para desempates nos casos de coincidência dos critérios anteriores)
- CRA (Prioridade para os de maior coeficiente de rendimento acumulado)
- Informações, Ementas e Páginas de disciplinas Eletivas poderão ser vistas em Quadro Ofertas
- Atenção: As disciplinas MAB 117 - Computação Concorrente, MAB112 Sistemas de Informação e MAB 113 Organização da Informação foram criadas recentemente e são disciplinas obrigatórias para os alunos que seguem a nova grade curricular.
Essas disciplinas não contam como eletivas para os alunos que seguem a grade curricular antiga; não serão concedidas vagas para os mesmos em suas turmas.
- Disciplinas CISCO I, II, III e IV:
As disciplinas conhecidas como CISCO I, II, III e IV valem apenas dois créditos cada uma.
Entretanto, para que o aluno contabilize esses créditos como créditos de eletivas para a sua grade curricular, é necessário que a seja cursando um número par delas, ou seja, que o total de créditos obtidos com eles seja múltiplo de 4.
Se o aluno faz apenas um número ímpar delas, dois créditos NÃO CONTARÃO no cálculo do total de créditos para integralizar o total necessário para a grade curricular (como eletiva).
Inscrição Online
Trata-se de um sistema colocado à disposição dos alunos para acesso via Internet ou Rede local da UFRJ. Através do sistema os alunos podem fazer a Pré-inscrição "on-line" em disciplinas.
Importante:
- O sistema não inscreve o aluno, apenas registra seu pedido, verifica o atendimento às regras e faz a alocação provisória nas turmas.
- A inscrição só é feita e confirmada pela Coordenação do curso após o término do período de Pré-inscrição.
- Procure cursar as disciplinas no período da grade. Os alunos que deixam de cursar a disciplina obrigatória no período em que é recomendado vai, automaticamente, para o final da fila no semestre seguinte.
- Em caso de dúvidas ou solicitações, procure a secretaria do curso ou contate acoordenação, colocando no campo assunto da mensagem o tópico "Inscrição Online".
Acesso ao Sistema
O acesso ao sistema de Pré-inscrição "on-line" é feito através de navegadores. Primeiro entre na intranet da UFRJ.
Para efetuar o acesso é necessário o fornecimento de um código de usuário seguido da respectiva senha (mais informações abaixo).
Em seguida clique na Figura do Sistema SIGA.
Senha
- O acesso ao sistema é feito mediante o fornecimento do DRE (código do usuário) e a respectiva senha exclusiva.
- A senha inicial é seu CPF, caso este faça parte dos dados pessoais em nosso cadastro.
- Caso o sistema rejeite seu CPF, compareça à secretaria do curso para o registro de uma senha.
- Após entrar no sistema você pode alterar a senha para qualquer combinação de até 11 caracteres (lembre que letras maiúsculas e minúsculas são diferentes).
- Caso esqueça a senha de acesso, compareça à secretaria do curso para o registro de uma nova senha.